Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O PULO DO GATO PARA QUEM TEM QUE CORRER ATRÁS...

2011 estava sendo um ano tranquilo!


De repente... recuperação na escola.


A coisa ficou tensa!


Colocaram você contra a parede...


Viraram seu mundo de cabeça pra baixo...


Tá na hora de mostrar quem você é!


E aí? Vai encarar?


Há décadas atendo estudantes que brigam com os estudos, como cão e gato. Alguns já eram gatos escaldados, outros levaram gato por lebre achando que, se à noite todos os gatos são pardos, iriam se dar bem. Acabaram como gato em teto de zinco quente! Nessa situação, não adianta berrar como gato no cio; o negócio é acordar o leão que existe dentro do gatinho!


Quando há tempo para investir na aprendizagem e promover o bom desempenho cerebral, o interessante é fazer as mesmas coisas de forma diferente: inovar, criar, mudar, brincar, inverter, reordenar, arriscar, encarar desafios... O cérebro agradece! O desenvolvimento e “boa forma” deste órgão são garantidos pelo uso. Quanto mais variadas e inusitadas forem as experiências, maior o número de áreas cerebrais ativadas e exercitadas.
Contudo, para aqueles que estão na reta final do ano letivo, na hora de dar tudo de si, as providências devem ser emergenciais e as dicas precisam gerar resultados imediatos! Então, na base da “urgência urgentíssima”, lá vão algumas dicas para melhorar as condições de aprendizagem e desempenho.
 Eu costumo trabalhar equilíbrio, integração, dedicação e promoção de sistemas operantes. Para tanto, aposto nas Essências de Campo de Consciência e em exercícios de ativação cerebral. Conforme o caso, a Terapia Quântica e a Kinesiologia também podem ajudar.


As Essências de Campo de Consciência dão conta dos estados mentais, emocionais e favorecem a manifestação de potenciais. Alguns exemplos dos Florais Mãe Terra que podem ser muito úteis nessa situação:
- Para a ansiedade e autocontrole: Alfazema, Jacarandá, Mirindiba, Sabugueiro. - Discernimento e clareza mental: Assa peixe, Grama Azul, Terramicina, Tranquilidade. - Centramento: Azulzinha, Babosa, Cipó, Rainha.   - Integração: Equilíbrio, Progredir, Taioba, Morango. - Determinação, foco, perseverança: Eritrina, Gérbera Vermelha, Pitanga. - Energia: Esponjinha, Cogumelo do Sol, Girassol, Lírio Branco, Macacarecuia, Pfaffia.                         - Autovalorização e confiança: Incenso, Jabuticaba- Descanso, sono reparador: Maracujá,  Rosa Champanhe. – Coragem: Tillandsias  Rosa,  Branca e Broto.   (Informações sobre estas e outras essências no blog http://floraismaeterra.webnode.com.br)

Para ativar o cérebro, proponho abaixo algumas atitudes simples e naturais, cujos resultados são fantásticos:
Abusar da água...


- Beber água todos os dias ainda em jejum e antes de qualquer  atividade de estudo.
- Inspirar lenta e profundamente pelo nariz, de forma a perceber a expansão abdominal (não torácica) e expirar pela boca mais lentamente ainda. Faça três vezes ao acordar, antes de dormir, antes das atividades de estudo e em momentos em que seja necessária maior concentração.
- Massageie as orelhas delicadamente, puxe-as levemente para cima e para trás, pois isso aguça a audição e a atenção.
- Massageie a testa com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares na região acima das sobrancelhas. Durante a massagem, respire lenta e profundamente. Use em momentos de estresse e dificuldade de raciocínio, ou para relaxar e ativar a capacidade de resposta (uma forma mais discreta é fazer a massagem na testa com o polegar e o indicador da mesma mão).


- Para aliviar a tensão, ponha uma das mãos sobre a testa e a outra sobre a nuca, mantendo a respiração lenta e profunda. Pode ser usado também para desativar a tensão emocional gerada por experiências passadas ou futuras, pessoais ou adquiridas. Execute o exercício enquanto  recorda uma vivência negativa ou imagina quão ruim poderá ser uma experiência futura. Inverta a posição das mãos e  imagine a situação geradora de tensão (tanto passada como futura) acontecendo de forma positiva e com o desfecho desejado (Ex: você fazendo a prova com extrema facilidade e tirando nota máxima). Reserve cerca de 1 minuto para cada etapa e repita quantas vezes for necessário.
- Para a integração dos hemisférios cerebrais, maior rendimento e melhora da atenção:
* Desenhe no ar o símbolo do “infinito”, percorrendo continuamente o traçado de um oito deitado ( ). O movimento deve ser acompanhado pelos olhos. Você pode imaginá-lo, fazê-lo com a ponta do dedo ou com os dois braços estendidos e as mãos unidas pelos polegares e indicadores, formando um triângulo. Para agilizar seu raciocínio, você poderá imaginar uma pequena pista de autorama em formato de oito sobre a sua cabeça, e visualizar um carrinho percorrendo-a cada vez mais rápido.
* Faça movimentos alternados envolvendo o braço direito e a perna esquerda e o braço esquerdo e a perna direita. (Exemplos: 1- engatinhe no chão; 2- toque o joelho direito com a mão esquerda e o joelho esquerdo com a mão direita, alternando, sempre; 3- mexa os dedos da mão esquerda ao mesmo tempo em que os artelhos do pé direito, e vá invertendo os lados).
Se o gato não comeu a sua língua, é útil fazer  todos os exercícios acima com a ponta da língua encostada no céu da boca.
Ensinado o pulo terapêutico do gato, no mais: determinação, comprometimento, organização, programação, alimentação leve, sono pesado e trinta minutos de descanso a cada duas horas de estudo. Acredite em você e meta a cara nos livros!
Depois de alcançado o sucesso... o descanso do guerreiro!


Boa sorte!
Katia Regina Tapia Pereira, produtora responsável pelos Florais Mãe Terra.

2 comentários:

  1. Que blog lindo, Katia. Vou colocar nos meus favoritos e linkar no meu blog, de poesias. Parabéns. beijos

    ResponderExcluir