Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TERAPIA FLORAL: PREVENINDO E SUPERANDO A DOR DO ABUSO NO INDIVÍDUO, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE - Parte 1 da palestra


No dia 28 de outubro de 2014, o SIEEESP realizou o seu “2º Seminário sobre Pedofilia”.
Com muita propriedade os palestrantes nos levaram à reflexão sobre o crime, o criminoso, a vítima e a dor.
Pedofilia, um crime contra a inocência, contra a humanidade e cujas consequências nefastas podem assombrar por toda uma vida.
Neste contexto, coube, à mim e à querida Lucy Godoy, falarmos sobre Esperança.
Uma Esperança possível, oferecida pelas essências e a Terapia Floral.

Lucy, com sua alegria e seus 80 anos de sabedoria, nos falou sobre o Dr. Edward Bach, sua pesquisa, seu tratamento simples, seguro e sem efeitos colaterais, ilustrando sua fala com casos extraídos da sua experiência como educadora e terapeuta dos Florais de Bach.

Abaixo, como prometido, alguns trechos da minha fala e outros, que o tempo impediu de serem colocados.

Cada postagem aborda uma parte, com temas direcionados.

Essências e Terapia Floral:

Foto da feitura da essência “Rosa Pura” dos Florais Mãe Terra

 “As Essências Florais ou Conscienciais são substâncias extraídas da Natureza de forma sustentável, com o objetivo de fazer prevalecer o natural, o autêntico, o virtuoso, o bem. Elas transformam a vida, conferindo a possibilidade de novas escolhas, de novas chances de inclusão, de aceitação da diversidade e melhora real da qualidade de todas as formas de vida.

Detêm o potencial de harmonizar indivíduos e coletividades, estimulando ou recuperando seu estado natural, ou seja, a sua condição de saúde e bem-estar, da mesma forma que previne desequilíbrios, distúrbios ou agravos.” 
http://floraismaeterra.blogspot.com.br/2013/10/excelencia-profissional-e-mercado-de_9831.html

Sua terapêutica, denominada Terapia Floral, é baseada na visão ampliada do processo saúde-doença e compatível com qualquer outro tratamento, atendendo, assim, as diretrizes de integralidade da atenção e do trabalho multiprofissional propostas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro, especialmente no que se refere ao autocuidado e à Atenção Básica em Saúde, principalmente, no Programa Saúde da Família.

Desta forma, a Terapia Floral se enquadra plenamente na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, ao estruturar sua prática no desenvolvimento do vínculo terapêutico e sob uma relação humanizada, acolhedora, atenciosa, confortadora, sempre considerando a perspectiva do atendido e assegurando que ele detenha o poder sobre a sua saúde e a qualidade de sua vida.

Esta terapia objetiva a manifestação da autenticidade da pessoa, da mesma forma que o desenvolvimento daquilo que a torna feliz, para que vivencie a plenitude e realize seus propósitos, construindo uma vida e um mundo melhor. Sua prática supre o cliente com as informações necessárias, tanto através das essências, quanto no diálogo profissional.

Palestra

Os processos de harmonização desencadeados pelas essências e sua terapêutica, acontecem conjuntamente a processos de autoconhecimento e de autocura, favorecendo, também, a integração da pessoa com a comunidade e o meio ambiente.

O foco do tratamento está na causa, não no efeito. Quem é tratado é o ser, não a doença ou os sintomas. É a comunidade que é harmonizada a partir de seus potenciais positivos, tirando o foco das consequências negativas resultantes da conjuntura socioeconômica.

Atualmente, temos melhores condições de explicar a natureza destas essências e a razão de sua eficácia. Pesquisas científicas recentes revelam que a sua ação se dá no âmbito da consciência e que interferem no organismo tratado, através de ressonância.

Tais substâncias trazem em seu conteúdo padrões de consciência originários da natureza, com informações específicas, próprias do provedor da essência. Estes padrões informacionais constituem um campo sutil característico que denominamos “Campo Informacional” ou “Campo de Consciência”.

Daí advém a nova nomenclatura que designa os Florais como Essências de Campos de Consciência da Natureza.

As informações podem ser de esperança, bondade, segurança, coragem, tolerância, fé, e todo tipo de virtudes e qualidades capazes de transformar beneficamente qualquer ser.  

Foto da feitura da essência “Veludo” dos Florais Mãe Terra
As flores de érica chinesa ainda estão dentro da água da Essência Mãe 

Um exemplo: A essência “Veludo”, feita com a flor da érica chinesa que traz como informação a verdade. Quando se toma contato com o campo desta essência, por ressonância, é despertada a verdade interior da pessoa. Com o seu uso sistemático, esta verdade passa a se manifestar no campo de consciência daquele que a usou, favorecendo que a pessoa passe a vivenciar esta qualidade em sua vida.

Juntamente com a virtude despertada, também são mobilizados recursos internos para que a pessoa dê conta de lidar com a expressão mais autêntica da sua própria existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário