Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

terça-feira, 23 de maio de 2017

TERAPIA FLORAL: QUE PROFISSÃO É ESSA?



Trecho da palestra ministrada no Espaço Cris Guillen
06/05/2017




A Terapia Floral é uma profissão em progressão, conquistando cada vez mais espaço dentre as práticas integrativas e complementares. Tal notoriedade é devida ao reconhecimento social, fruto da resolutividade da terapêutica e do aumento da divulgação de suas potencialidades, inclusive através de pesquisas acadêmicas.

É uma prática que promove saúde ao atuar nas causas subjetivas que estão na base dos processos de adoecimento, podendo prevenir doenças e mitigar fatores de risco, assim como favorecer a recuperação da saúde, a prevenção de agravos, os cuidados paliativos e apoio a processos de vida e morte.

Seus saberes e aplicações condizem plenamente com o que afirma a Organização Mundial de Saúde – OMS, segundo a qual a saúde deve ser entendida como um estado de bem-estar físico, emocional, mental, espiritual, social, ambiental e não apenas como a ausência da doença.




Desde a abordagem integral e integrativa até as estratégias visando a harmonização de padrões ou desenvolvimento de qualidades, o exercício da Terapia Floral deve ser coerente e fundamentado nas suas próprias prerrogativas, o que significa a não utilização de outras lógicas de tratamento que possam descaracterizar a prática.

Sua terapêutica é singularizada por um modus operandi que vai muito além de conhecer repertórios e usar Essências Florais ou Conscienciais, exigindo capacitação específica nas peculiaridades de um saber/fazer próprio, que particulariza o “serviço de Terapia Floral”.

Portanto, o terapeuta floral é aquele que foi habilitado especificamente para o exercício pleno, responsável e ético desta terapêutica, tendo por prerrogativa o exercício profissional da Terapia Floral.

Atentos à estas questões, os Florais Mãe Terra e a SPFLOR formaram uma parceria para oferecer formação adequada e capacitação continuada a interessados em se profissionalizar ou conhecer novos recortes epistemológicos e científicos. Parte deste acordo define que toda a arrecadação será doada para a SPFLOR.


                                                     

Convido você a visitar a página “cursos” deste blog e se inteirar sobre o 
“Curso de Capacitação em Terapia Floral e Florais Mãe Terra”.

Muito obrigada!

Katia Regina Tapia Pereira, produtora responsável pelos Florais Mãe Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário