Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

sábado, 2 de julho de 2011

AUTO-ESTIMA FEMININA

Entrevista feita com a psicóloga e pesquisadora Vania Coutinho Lares sobre baixa auto-estima feminina e os benefícios das essências florais, em  2000.
COMPORTAMENTO
Auto-estima em baixa pode prejudicar relacionamento

Nenhuma pesquisa científica comprova que a mulher tenha tendência a passar períodos da vida com a auto-estima baixa, mas algumas observações médicas, feitas em consultório, mostram que, às vezes, isso pode acontecer.

“Essa tendência é explicada por vários fatores. O que pesa são a formação familiar, a educação, a fisiologia e os hormônios. A flutuação de humor é muito grande na mulher em razão das alterações hormonais”, explica a psicóloga Vania Coutinho Lares.

A falta de qualidade de vida também influencia na estima, causando tristeza, melancolia e estados depressivos. A mulher comete um grande erro quando não presta atenção em suas necessidades afetivas e amorosas, fazendo da própria vida aquilo que esperam dela e não como ela gostaria que fosse.

“Se você não gosta de você, não será feliz. É como se não merecesse. Com isso, acaba se vinculando a pessoas que só vão te fazer sofrer”, diz Vania.

Segundo a psicóloga, 90% das mulheres atendidas no consultório têm sintomas depressivos. “Apatia, tristeza, excesso ou falta de sono e de apetite, sumiço da libido, desinteresse pela vida. A depressão é a falta de amor próprio. Ela não se respeita, não se sente qualificada, não se valoriza”, diz.

O uso de florais é uma alternativa saudável e que dá resultado no tratamento de estados depressivos e na própria recuperação da estima. “O floral amplia a consciência da pessoa. Ela passa a perceber o que precisa. É como se acendesse uma luz em um quarto escuro. Aí cabe à pessoa avaliar se ela quer mudar algo ou não”, explica Vania, que faz a avaliação psicológica dos pacientes que usam os “Florais da Mantiqueira” (atuando como um tipo de agente natural).

É importante lembrar que os florais não substituem nenhum tipo de medicação, mas ajudam no tratamento. “Mais do que um resgate do feminino e da auto-estima, o floral propicia o resgate da dignidade, uma reconquista da posição social do indivíduo e, em última instância, da sua cidadania”, afirma a psicóloga.
1.  
Atualmente, a Psicóloga Vania Coutinho Lares, trabalha também com o Sistema Renascer, Essências Brasileiras; desenvolvido e pesquisado por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário