Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

IV VISITA DE SUA SANTIDADE O DALAI LAMA AO BRASIL

Simpósio: Estados de Consciência
Encontro entre o Saber Tradicional e o Científico

 
16/09/11 – Golden Hall do World Trade Center de São Paulo




Mais um presente da vida! Tive a honra de assistir ao simpósio a alguns metros de Sua Santidade o Dalai Lama, ouvir suas sábias palavras, conhecer a Monja Coen e ampliar as minhas dúvidas sobre a questão da consciência (já comecei a acordar mais cedo para estudar...). Conheci muita gente legal e reencontrei duas amigas, a Dra Fernanda Zugliani, que me trouxe boas recordações, e a Dra Thais Accioly, que me deu dicas valiosas e me deixou cheia de idéias...
Gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho desta experiência maravilhosa! Aqui vão algumas fotos (as outras estarão no Facebook) e algumas colocações de Sua Santidade:


“O Budismo trata do treinamento da mente para mudar o mundo!”

“Em um mundo de impermanência, em que tudo muda a todo o momento, a consciência, também está em movimento.”                                        
“Tudo é relativo!”
“Não há uma existência independente!
“O Budismo e a ciência podem se ajudar!”
“Vi a Fé focada em tocar um instrumento!”

“Temos excelentes invenções. Contudo, temos que usá-las para o benefício da humanidade!          Aqui entra a Ética! A Ética é necessária! Buda disse isso.”
“Como construir um mundo mais feliz?  -  Isso envolve a Compaixão!”                                              
“Com o desenvolvimento científico fala-se de benefícios para a vida, a família e as grandes comunidades serem mais felizes. Devemos expandir nossos conhecimentos para este objetivo e trazer o conhecimento para o lado do bem.  -  Aqui, entra a Consciência!”
“Não faz sentido falar-se em dinheiro, dinheiro, dinheiro... que é uma coisa parcial para se ter uma vida feliz. Existem outros recursos que nos levam à felicidade. Não podemos negligenciar esses outros recursos! Não esqueçamos que há um mundo interior que deve ser cuidado... Dentro de nós estão: a Ética, a Moral e as coisas positivas. Para lidar com as dificuldades precisamos desenvolver a Ética interna, a autodisciplina, e de maneira adequada, o próprio interior. Não há como criar um mundo melhor sem Ética pessoal!”
Sobre a amizade, disse que para desenvolvê-la deve haver transparência, pois desta surge a confiança, que por sua vez, é essencial para o desenvolvimento de uma amizade genuína.
Sobre a Educação, disse que o sistema educacional moderno está focado no desenvolvimento intelectual, cerebral, e que o lado moral e ético, que poderia resolver problemas em muitos campos, é deficitário.  Sugeriu esforços para trazer a Ética e a Moral para nossas vidas, pois seus benefícios seriam imensos para todos, fazendo-nos crescer e expandir. E propôs a implementação de uma Educação secular direcionada para o desenvolvimento da Moral e da Ética. Esta proposta, sendo testada em um projeto piloto, revelaria seus benefícios. A comprovação de suas vantagens  poderia levar a uma adesão voluntária por parte das escolas, passível de estender-se por todo o mundo.

                       M o m e n t o s: 
Brincando com os cientistas, Sua Santidade perguntou: “Para melhorar a inteligência humana, será que há algum mecanismo para interferirmos no cérebro? Todos riram e ele continuou, jocoso: “Têm um dispositivo? Não! No Budismo temos a meditação! Meditação serve para melhorar a inteligência... – E continuou com a provocação – A ciência tem algo para melhorar a inteligência? Num clima muito gostoso, os cientistas falaram sobre a associação de meditação e medicação, assim como de outras técnicas.



Saindo do palco com um quipá na cabeça.






Confraternizando com os cientistas.



A mensagem do Dalai Lama trazida pelo simpósio:
“A convivência nasce do diálogo que celebra nossas diferenças!”
E a Sua prece compartilhada:
“Enquanto o espaço perdurar, enquanto houver seres vivos, possa eu, também, contribuir para dissipar a miséria do mundo!”




Aproveito para compartilhar um belo ensinamento da Monja Coen:
“Quando alguém que amamos se vai, na verdade, uma parte dessa pessoa também fica em nós.          
O essencial é dar vida a esta vida em nossa vida!”




Namasté!






Nenhum comentário:

Postar um comentário