Informações sobre os Florais Mãe Terra: http://floraismaeterra.webnode.com.br/

terça-feira, 30 de julho de 2013

TODOS PELA SAÚDE !



Caríssimos(as) !

Acabo de retornar de Brasília, onde participei de reuniões com a Frente dos Conselhos das Profissões da Saúde, FCPAS, visando ação conjunta e uniforme para conseguir a manutenção dos vetos da Presidência à Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico e que dispõe sobre o exercício da Medicina no Brasil. Também tive oportunidade de participar de reuniões com a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Conselho Nacional de Saúde, CIRH/CNS, no Ministério de Saúde.

Esta frente de profissionais formou-se com base no interesse comum por uma Saúde integral, equânime, universal e multiprofissional, de acesso garantido à população e cuja manutenção seja assegurada dentro do Sistema Único de Saúde, SUS.

Assim, construiu-se uma aliança nacional unindo as profissões da Saúde (já regulamentadas ou em regulamentação, bem como as autorregulamentadas, todas representadas pelas suas entidades de classe tais como conselhos, confederações, federações e associações); a Frente Popular (sociedade civil e estudantes) e usuários do SUS. 

Deliberou-se por um movimento unificado nacional pela Saúde e pela manutenção dos vetos à Lei do Ato Médico. A coordenação geral deste movimento ficou a cargo do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde, FENTAS, na pessoa de Eurídice Ferreira de Almeida.

Durante as reuniões que vêm acontecendo desde junho, alguns representantes das práticas e terapias integrativas manifestaram-se em defesa dos interesses desta vertente da saúde que cada vez mais vem conquistando espaços no cenário nacional. 

Nesta última e decisiva rodada de reuniões havia lideranças da Terapia Floral, da Naturologia e da Frente Popular, que já nos representara anteriormente.



No dia 23 de julho, estive presente à reunião dos profissionais da saúde com a CIRH/CNS, representando o Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral, o CONAFLOR, e tive a oportunidade de colocar que a saúde é muito maior do que as 14 profissões regulamentadas, chamando atenção para o fato da ausência das demais práticas e terapias integrativas e complementares e propondo o engajamento destes profissionais e seus estudantes neste movimento pela Saúde. 

Em conversa com a coordenadora do FENTAS, expus a possibilidade de convocatória deste setor integrativo e complementar, me comprometendo a buscar as lideranças em São Paulo com o intuito de informá-las sobre o estado atual da luta pela manutenção dos vetos e da necessidade de uma ação uniforme em âmbito nacional. 

Posto isso, encarecidamente peço a ajuda de vocês para chegarmos às lideranças das inúmeras práticas e terapias integrativas, complementares, holísticas, alternativas, tradicionais, enfim, a todas que trabalham pela saúde e em prol do bem-estar e qualidade de vida. 

Ações conjuntas e comunicação uniforme foram definidas, consensualmente, nestas últimas reuniões e as estratégias já estão em prática. 

Se quisermos nos engajar neste movimento pela Saúde e pela manutenção dos vetos à Lei do Ato Médico, temos que nos unir e organizar imediatamente. 

O corporativismo médico, muito bem financiado e extremamente organizado, está atuando pesadamente pela derrubada dos vetos parciais. 

Importante: 

Participem da Marcha pela Saúde do dia 31 de julho de 2013, das 18h às 21h, no vão do MASP (Av. Paulista, São Paulo) 

Fiquem atentos(as)! Em breve divulgaremos o cronograma das atividades do movimento neste blog. 

Muitíssimo obrigada!

Katia Regina Tapia Pereira

Presidente da Associação dos Terapeutas Florais do Estado de São Paulo - SPFLOR
Diretora Social e de Divulgação do Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral - CONAFLOR
Produtora dos Florais Mãe Terra – Sistema de Essências de Campos de Consciência
(11) 99488 4420

Nenhum comentário:

Postar um comentário